quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Trajetória do Ser – 09/04/12


Trajetória do Ser – 09/04/12
A dupla que apresentou seminário foi Elise Vasconcelos e Brenda sobre Manoel Bandeira, seguida por Alan Jones e Andreza sobre a cantora Bjork e Ramon Stergman, dramaturgo, diretor, escritor e artista plástico paraense.
A Wlad convidou um aluno a participar de um exercício chamado “Movimento do Coração” que ela desenvolveu a partir de um conceito que ela criou chamado “Drão” que ela diz ser a semente, a partícula fundamental do drama e que nele cabe toda a espetacularidade.
Para jogar, disse que tinha que ser alguém que estive precisando entender ou resolver questões pessoais relacionada com família. Marcelo Andrade foi quem se ofereceu disse estar bastante necessitado.
O Jogo:
A turma disposta na forma de arena. O jogador fica no meio. A professora orienta que ele ande pela sala e olhe para todos nos olhos e então escolha o colega que ele sente que possa representar um de seus entes familiar, incluindo a si próprio, ate completar todo seu núcleo familiar.
Marcelo escolheu oitos pessoas para representar sua mãe (Isadora), pai (Lacerda), irmã (Raimunda), irmão (Melk), sobrinho (Leonardo), tia (Gabriela), tia mais nova (Erika), tio (Bernard), prima (Laura) e ele (Caled).
Primeiro movimento:
Marcelo tinha que posicionar pela sala onde essas pessoas deveriam ficar segundo seus sentimentos achavam que eram seus lugares.

Marcelo fez a seguinte distribuição:

Baseando-se que o jogo tem haver com suas emoções, percebe-se que há um distanciamento físico, sendo assim posso interpretar também por distanciamento afetivo enorme de seus parentes nessa 1º disposição.
Segundo Movimento:
Agora os atores que são convidados à se locomoverem para onde eles desejam de acordo com suas sensações e podendo até permanecer no mesmo local. A segunda disposição ficou assim:

Todos ainda permaneceram de modo geral separados. Os tios (Bernard e Erika) não se movimentaram, a prima apenas ficou de frente para sua mãe, mas não foi atrás dela, a tia e o pai então saíram e foram em busca de Marcelo, representado por Caled que saiu do circulo. O sobrinho e o Irmão se abraçaram.
Marcelo disse que a posição final dos participantes fez bastante sentido após comparar com sua vida pessoal e que o jogo lhe ajudou a clarear bastante coisas.
 Todos estavam bastante emocionados, entretanto estou com um pé atrás. Pois sinto que de modo geral, Gabriela e Isadora ‘contaminaram’ o jogo, pois nem tinha começado e elas já estavam chorando. Desejo ver novamente esta dinâmica com outras pessoas para ver que resultado gerará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário