quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Trajetória do Ser- 05/11/2012

Hoje se completou a atividade de exibição dos vídeos com os registros dos solos de todos da turma.
Não perderei meu tempo e meu latim fazendo um resumo do que foi tais cenas e muito menos terei a empáfia de querer analisar se o trabalho de ator de meus colegas foi excelente ou não. Mesmo porque nem todos ainda são atores. Então acho injusto querer eleger quem foi melhor ou pior. Observei apenas o comprimento de suas tarefas e de que forma sua cena mobilizou sua casa, sua família, seus amigos, etc.
Quanto ao fato de algumas cenas não poderem ser visualizadas plenamente no vídeo, é um fato que não me incomoda. Pois acredito que o importante era o evento. Assim se o ator escolheu para o sua apresentação uma iluminação bem fraca, acreditando que fazia parte da estética da sua cena e que deste modo ele obteria o clima desejado para a percepção de seu espectador não vejo problema algum. Afinal a questão vídeo nesse caso tem haver somente com função registro e não com cinema. Mesmo porque nem todos possuem equipamentos adequados e sofisticados para tal fim.
Por isso acho totalmente desnecessário querer analisar o trabalho do colega alegando que não ouviu ou viu com clareza sua cena, porque o que o vídeo traz é o registro de teatro e não um filme. Desta maneira ninguém poderá saber como estava a energia e o clima na hora de suas cenas. O vídeo nessa função não consegue capturar essas coisas.
 A não ser com o uso de closes, vários ângulos de câmera, inserts, edição, trilha sonora e outras tantas das técnicas para obter um ótimo resultado, mas como eu já disse antes, isso seria Cinema e por isso mesmo, decidi apresentar o meu vídeo sem nenhuma edição e introdução de trilhas e narrações em off na pós produção. Afinal meu objetivo não era impressionar a Wlad e a turma, mas sim o publico que esteve presente nos dias de apresentação.
Se a proposta fosse analisar o solo em questões técnicas, acredito então que ele deveria ser apresentado ao vivo para toda turma em alguma sala da ETDUFPA. No entanto sei que a proposta da atividade era outra, possui um teor político que ultrapassa todas essas coisas e nesse sentido vejo e fico bastante satisfeito com o resultado do trabalho de todos.
Por tudo isso que disse e eu acredito. O que farei junto com a Fernanda e Caled, é editar e juntar esses vídeos é tentar clarear e aumentar o áudio apenas para tentar melhorar a visualização desse material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário